As saudades do Rio de Maio...

 



Sou fã incondicional de Ivan Lins. A sua música pode ser uma trilha sonora da minha vida. Temos a mesma idade. Identifico-me totalmente com a sonoridade, a melodia e as letras perfeitas de seus parceiros, e o romantismo das suas canções. Rio de Maio me traz um mundo de recordações pois no Rio vivi momentos marcantes da minha vida. Tenho muitas saudades do Rio de Janeiro, particularmente (e infelizmente) de um Rio que parece não existir mais... “Vejo arrepios na pele azul crepom do mar... e o Rio de Maio acorda quase em paz... e o batimento das marés é blues, é jazz, é bossa...”

Ivan Guimarães Lins atua há décadas como músico, compositor e cantor sendo um dos maiores nomes da música popular brasileira. Ivan Lins nasceu no Rio de Janeiro (RJ) no dia 16 de junho de 1945.

A música de Ivan Lins tem uma sonoridade distinta por ser dotada de uma sofisticação harmônica e de simples melodias, agradando um público amplo.

Prova disso é que várias de suas canções, como Abre Alas (Quarteto em Cy, Pery Ribeiro, Tania Maria, Lúdica Música, Sarah Vaughan e Lani Hall, estas duas cantam em inglês com o título The Smiling Hour), ou Aos Nossos Filhos (Angela Ro Ro, Elis Regina, Luli & Lucina, Pedro Mariano, Fafá de Belém e Padre Antonio Maria), seguem atravessando o tempo e sendo regravadas.

Tal característica revela-se também no sucesso que desfruta no exterior como um dos compositores brasileiros mais gravados, ao lado de Tom Jobim e Milton Nascimento, principalmente nos Estados Unidos e Japão, onde o autor de Começar de Novo − ou The Island, como é conhecida em inglês − é considerado um músico de jazz, figurando no repertório de artistas como Ella Fitzgerald e Diana Krall.

Rio de Maio (Ivan Lins/Celso viáfora)

Rio

as pedras pulsam na manhã grená

Frio

Vejo arrepios na pele azul crepom do mar

As folhas caem no Jardim de Alá

Ah! Por que, no outono, o coração dói mais?

Rio

o verde vibra na manhã lilás

Frio

Copacabana é um cartão postal vazio

e o batimento das marés é blues

jazz

O sol enfeita a zona sul

de luz

em vão, em paz


Pardais passeiam sobre o Vidigal em paz

flamingos flanam na Rocinha em paz

O Rio de maio acorda quase em paz

bem perto de mim

Dois sabiás se amam, perto de mim

adolescentes beijam, perto de mim

 

Ai que saudade de você e de mim

os beijos de amor na tarde sem fim

Se fosse um filme a nossa vida era assim:

um beijo imenso e o mar cantando Jobim

O grande amor se reprisando a vida inteira

 

Tom

as pedras pulsam na manhã grená

Frio

Vejo arrepios na pele azul crepom do mar

As folhas caem no Jardim de Alá

Ah! O outono faz o coração doer demais...

Comentários

Postagens mais visitadas