Remembering the Rain - O Jazz de Bill Evans
William John "Bill" Evans
(Plainfield, 16 de agosto de 1929 — Nova Iorque, 15 de setembro de 1980) foi um
pianista norte-americano, considerado um dos mais importantes músicos de jazz
da história, sendo até hoje uma das referências do piano de jazz pós-50. “Remembering
the Rain” a canção publicada neste post é composição de Bill Evans.
Considerado um dos pianistas de jazz
mais importantes de todos os tempos, Bill Evans mudou a maneira de tocar piano
no jazz, influenciando pianistas como Herbie Hancok, Chick Corea, Keith Jarret,
Hapton Hawes, Steve Khun, Alan Broadbent, Denny Zeitlin, Paul Bley, Michel
Petrucciani e muitos outros. Gene Lees (FEATHER e GILTER, 1999, p.214) o
considerou a maior influência pianística de sua geração, especialmente pela sua
nova abordagem da sonoridade e da harmonia. Para James Lincoln COLLIER (1978,
p.393), Evans representa a maior influência entre os pianistas desde a década
de 1960: "[Evans mudou] a linguagem do piano no jazz moderno, incorporando
procedimentos harmônios derivados dos impressionistas franceses, forjando um
estilo coletivo conhecido pelo contraponto ao mesmo tempo rítmico e
fluido" (TEACHOUT, 1998, p.46).
Quando o pianismo de Evans aparece em
uma discussão sobre jazz, duas questões que geralmente vem à tona são seu
estilo lírico e sua abordagem harmônica. Sua sonoridade única tornou-se
diferente do que predominava em um período no qual o bebop reinava. Mesmo hoje,
Evans é citado como um modelo pelos críticos de gravações de piano do jazz
atual. É muito comum o comentário no qual o pianista que está sendo avaliado
mostre influências de Bill Evans. Alguns dos trios de Bill Evans estão entre os
melhores trios de jazz de todos os tempos. Ele e seus colegas de trio mudaram a
natureza desta formação para algo de fato coletivo, ao contrário de uma
formação em que se ouviam papéis bem delimitados para o piano, o contrabaixo e
a bateria. O que hoje se tornou algo mais comum foi algo inteiramente novo na
época em que Evans começou a fazê-lo.
Além de grande pianista, Evans também
foi um grande compositor, embora muitos desconheçam esse fato, o que contribui
para que não seja devidamente estudado ainda. Os livros, teses, dissertações e
artigos sobre Evans tem tratado mais de seu estilo de performance e
improvisação, mas não de seu estilo composicional.
O objetivo de uma composição de jazz é
preparar o palco para a improvisação que se segue ao tema e, por isso, é
sinônimo de improvisação e não de realização de notas escritas. Evans escreveu
canções como precursoras de improvisações, mas ao mesmo tempo, acreditava
firmemente que a improvisação era altamente dependente do que o tema original
tinha a dizer (EVANS e EVANS, 2004). O performer, compositor e educador de jazz
Harold Danko diz que
"Em nenhum lugar podemos aprender mais sobre a linguagem musical de Bill Evans do que nas suas próprias composições. . . podemos aprender como ele chegou ao conteúdo musical por meio do processo de composição. . . ao longo dos anos, ele utilizou suas próprias composições como veículos para improvisação; e a presente geração pode seguir seus passos investigando sua importante produção como compositor" (WETZEL, 2003).
J. William MurrayI; Tradução de Fausto BorémIII
Comentários
Postar um comentário