O menino no espelho

 


Olhando-me no espelho, inspirado no livro “O Menino no Espelho” do escritor Fernando Sabino, voltei no tempo, quando eu era criança, e os mais velhos perguntavam:

- Menino, o que você quer ser quando crescer?

A minha resposta era simples e direta:

- Bombeiro ou piloto de avião. Tempos depois eu passei a querer ser um baterista.

Mas, e na vida adulta, quais caminhos segui?

- Tornei-me músico, e depois programador de computadores, e gestor e educador na área de tecnologia da informação! Viajei pelo mundo (de avião) e "apaguei muitos incêndios" na minha carreira no mundo corporativo...

Passados muitos anos e hoje no auge da maturidade, quem eu penso que sou? Eu diria:

- Sou Professor & Coach Educacional, Administrador de formação e Músico e Educador por vocação, com vivências memoráveis, apaixonado pela Educação!

E se hoje em dia as pessoas perguntassem a mim quem eu sou? Provavelmente eu diria:

- Sou o conjunto de crenças que tenho sobre mim e meu mundo, adquirido desde que eu era criança. Estas crenças estão no meu subconsciente, e controlam tudo o que eu digo, faço, penso e sinto.

Mas, e as pessoas, quem elas pensam que eu sou? Quase com certeza eu diria:

- Não sei. Cada pessoa é um mundo em si mesma e com certeza têm o seu próprio mundo e conjunto de crenças, consequentemente com suas próprias interpretações sobre o que eu digo, faço, penso e sinto. Certo ou não tão certo, a gente tem que respeitar isso.

Um amigo de Fernando Sabino, depois de ler este seu livro, sugeriu que se fundasse uma Associação de Ex-Meninos, cuja finalidade seria a de exercer todas aquelas importantíssimas funções a que se dedicavam na infância: jogar botão, bola de gude e pião, brincar de pegador, trocar figurinhas. Fernando Sabino admite que existem coisas mais sérias a tratar, mas acredita que, se conseguíssemos reviver o menino dentro de nós, haveria mais paz no mundo e mais alegria entre os homens.

Faço minhas as palavras de Fernando. Incondicionalmente! Hoje as pessoas já não perguntam mais o que eu quero ser. Se perguntassem, eu diria que quero ser menino...


Comentários

Postagens mais visitadas